ANCR-Associação Nacional do Cavalo de Rédeas
Notícias

ANCR Derby 2018 foi um grande sucesso

O campeonato promovido pela ANCR (Associação Nacional do Cavalo de Rédeas) entre os dias 7 e 11 de março contou com uma programação intensa de provas e muito entretenimento. O público, como sempre, marcou presença nas arquibancadas e camarotes todos os dias, para conferir de perto as finais dos campeonatos e as performances dos conjuntos que exibiram excelente nível técnico na pista.

Além das disputas do Derby Aberto e Amador – Níveis 2, 3 e 4, a arena do Parque Dr. Fernando Cruz Pimentel recebeu as provas da V Copa Cardinal Ranch Aberta e Amador, a Cardinal Ranch Cup – Seletiva WEG – 2ª classificatória para os Jogos Equestres Mundiais, e ainda o Pré-Futurity – Rio categorias Aberta e Amador Níveis 2, 3 e 4 (com classificação única) e do ANCR Derby de Rédeas Principiante, para animais de qualquer idade, nas categorias Aberta e Amador Nível 1.

Abrindo o primeiro dia de competição (9), os cavaleiros do Derby categoria Aberta – Níveis 2, 3 e 4 disputaram uma vaga na Grande Final, que aconteceu na noite do dia 10 de março e teve pela primeira vez uma vitória tripla. Fantastico Spark, de propriedade de Murillo Franklin Moreno, apresentado por Jone Carlos da Silva, conquistou a primeira posição nas três categorias (N2, N3 e N4) com 219 pontos em todas as provas, um feito inédito no campeonato. Como se não bastasse, Shine Cat Shine, de propriedade de Diego Ferrari Teixeira, e Dun It Lena, proveniente do criatório de Thomaz Luiz Cabral Menezes, ambos apresentados pelo veterano Marcelo Almeida, também marcaram 219 pontos e foram co-campeões no Nível 4.

Já no ANCR Derby Principiante Aberta – Nível 1, Lucas Rodrigues da Cunha Avelino no comando de Dunit By The Light somou 204 pontos e conquistou o 1º lugar. Na segunda posição, com 202,5 pontos, ficou Yuri Paulino Vendrame com Gabino do Drosa. O terceiro lugar foi ocupado pelo conjunto formado por Rodnei Gonçalves de Assis da Fonseca com Crown Whiz QR, que finalizou a prova com 196 pontos.

 

Pré-Futurity RIO

Na sequência vieram as provas do ANCR Pré-Futurity Aberto – Níveis 2, 3 e 4. No Nível 4, Roberto Jou com Estupendo Marca dos Santos foi co-campeão da prova com Gilson Vieira Diniz, que apresentou Basco Bacarat-Te, cada um com 218 pontos cada. A terceira colocação ficou para Rodrigo Nieves, que apresentou Real Starlight Gun e finalizou a prova com nota 217,5.

No Nível 3,   a apresentação do conjunto formado por Gean Carlos Oliveira e Question Cielo mereceu 215,5 pontos e o título de campeão. Foi dele também a terceira posição, com Golden Little Cielo e nota 213. Em segundo lugar ficou Ordelon Rosa da Silva Junior com Layla Cody N Reminic, que marcou nota 215.

No Nível 2, a primeira posição foi ocupada por Ordelon Rosa da Silva Junior com Layla Cody N Reminic, que marcou nota 215. O segundo lugar ficou para Pedro Vinicius Dalla Pola Marques da Silva com Don't Touch My Gun, com nota 211,5. A terceira colocação foi para Jone Carlos da Silva com Country Hit e nota 210.

 

V Copa Cardinal Ranch

As provas da V Copa Cardinal Ranch categoria Aberta - Níveis 2, 3 e 4 também contaram com grandes apresentações. Na Aberta Nível 4, Marcelo Almeida com Mahogany Whiz marcou 220,5 e ficou com o título de campeão. Paulo Koury Neto com Custom Whiz Kid finalizou a prova com nota 219,5 e ficou com a segunda colocação. Miguel Cruz com Tallin Cindy Whiz marcou 218,5, ocupando a terceira posição no pódio.

Na Aberta Nível 3, Miguel Cruz com Tallin Cindy Whiz marcou nota 218,5 pontos e ficou em primeiro lugar. Marcos Pardie com Dont Whiz WRB marcou nota 217 pontos e ficou em segundo lugar. Laércio Casalecchi Filho com Joy Roosters VSJ marcou 215 e ficou com o terceiro lugar.

Já na Aberta Nível 2, Marcos Pardie com Dont Whiz WRB marcou nota 217 e ficou com o lugar mais alto do pódio e o título de campeão. Em segundo lugar ficou Marco Antonio da Costa com Input Roosters VSJ, que marcou 214 pontos. Em terceiro lugar ficou Jorge Henrique Alves Ferreira com Whiz'n Dun It, que marcou 211,5.

 

Seletiva WEG

A prova Cardinal Ranch Cup – Seletiva WEG também foi repleta de adrenalina. Com julgamento do italiano Eugênio Latorre, juiz oficial da FEI e National Reining Horse Association. Essa segunda seletiva para os Jogos Equestres Mundiais contou com grandes apresentações. Marcelo Almeida com Mahogany Whiz finalizou a prova com nota 74,5 e ficou com a primeira colocação. Paulo Koury Neto com Custom Whiz Kid marcou 73,5 e entrou na briga por uma vaga na disputa. Gilson Vieira Diniz Filho apresentou A Son Ofa Gunner       e com nota 73, ficando com a terceira colocação.

 

Amador

O sábado (10) também contou com competições bastante empolgantes. Primeiro foram conhecidos os vencedores do Pré-Futurity - Rio categoria Principiante Amador – Nível Único. Evandro Levendosky com Jubileu da Roraima garantiu a vitória, contabilizando 213,5 pontos, enquanto que Jonathan Cândido de Oliveira com Anamosa Big Gunner somou 207,5 pontos na contagem geral, ficando na 2ª posição, e em 3º lugar ficou Karoline Kazue Rodrigues e Blue Eyed Gunnit com 207 pontos.

Depois vieram as disputas do Derby categoria Principiante Amador – Nível 1 – e na sequência o Derby Categoria Amador - Níveis 2, 3 e 4. No Principiante Amador, Murillo Franklin Moreno com Fantastico Spark marcou 214,5 pontos e ficou com o título de campeão. Em segundo lugar ficou Maria Luiza Michelin Fagundes com Panda Gunner RLT, conjunto que contabilizou 213 pontos. Em terceiro lugar ficou Gabriel Cordeiro Martins com Craque Marca dos Santos, que recebeu nota 209,5.

No Amador Nível 4, Jonathan Cândido de Oliveira com Casual Great Whiz marcou 216 e ficou com a primeira colocação. Em segundo lugar ficou Murillo Franklin Moreno com Fantastico Spark e nota 214,5. Em terceiro lugar ficou Ana Cristina Benevides Chiatone com Smart Gun N Chic e nota 213,5.

No Amador Nível 3, novamente Jonathan Cândido de Oliveira com Casual Great Whiz marcou nota 216 e ficou com a primeira colocação. Seguido por Murillo Franklin Moreno com Fantastico Spark e nota 214,5, que ficou com o segundo lugar. E em terceiro lugar ficou Fernando Cervelati Botteon com Shootin Guns e nota 212,5.

No Amador Nível 2, Murillo Franklin Moreno com Fantastico Spark marcou 214,5 e garantiu a vitória, ficando com o título de campeão. Em segundo lugar veio Amithys Sampaio Joffily Giacomitti com Hesawimpy Whiz e nota 210. Em terceiro lugar ficou Gustavo Magalhães Reis com Dom Eldorado Marca Dds Santos e nota 209,5.

Em seguida, foi a vez dos competidores da V Copa Cardinal Ranch categoria Amador – Níveis 2, 3 e 4 demonstrarem toda sua agilidade e habilidade. O grande vencedor do Nível 4, Rafael de Souza Xavier com Smart Smoking Chic, conquistou o título de campeão com nota 212. Marcos Tancini Mingrone com Emma Little Step ficou em segundo lugar com 207 pontos, dividindo a posição com Fabianna Rando Ruman, que montou JR Country Dandy e também marcou nota 207.

No Nível 3 e 2, Marcos Tancini Mingrone com Emma Little Step e Fabianna Rando Ruman com JR Country Dandy  alcançaram nota 207 cada e foram co-campeões de ambas as provas. Vitor Scheffer Souza Alcantara com Fine Small marcou nota 206 e ficou com a terceira posição também nas duas provas.

Os amadores então deram lugar à Nova Geração de Rédeas na arena e os pequenos, mais uma vez, brilharam com suas apresentações graciosas sempre sob o olhar cuidadoso dos pais. Em seguida, foi a vez dos jovens disputarem o Derby Categoria Jovem .

Na categoria Jovem (0 a 10), Maria Luiza Michelin Fagundes com Panda Gunner RLT marcou 214,5 pontos e garantiu o título de campeã na disputa. Em segundo lugar ficou Bruno Faleiros Abbud, que montou Question Expert e marcou nota 212,5. Em terceiro lugar ficou Octávio Cipolla Lunardini com Spark N Reminic Dan e nota 211. Na categoria Jovem 10, Maria Luisa Fruet Bernardes apresentou Little Steppin VSJ e marcou 203 pontos, ficando com o título de campeã.

Com a tradição de apresentar novidades a cada ano, a organização do evento preparou também diversas atrações para o público, entre elas escolinha de cavalos gratuita para as crianças, o que garantiu a animação dos pequenos na sexta e sábado (9 e 10), e show com a banda de redieiros The Reiner no encerramento das provas, na noite de sábado (10).

Mais Notícias Veja o histórico completo de notícias da ANCR